Vender como afiliado pode gerar grandes oportunidades de ganhos, lembrando que essa atividade está entre as que mais crescem na internet brasileira.
Anualmente, esse mercado cresce e movimenta bastante nossa economia, transformando de modo revolucionário a maneira de trabalhar com a indicação de produtos e serviços.
Nos últimos anos, surgiram dezenas de programas de afiliação atraindo a atenção de milhares de profissionais com disposição para desenvolver ou indicar produtos, atuando como influenciadores ou profissionais dedicados para recomendação.
Esse tipo de atividade requer muita dedicação, pesquisa de nichos de clientes e, sobretudo, saber selecionar os tipos de produtos digitais ou físicos que poderão ser oferecidos para diferentes tipos de mercado de consumo.
Geralmente, não exige um investimento inicial muito alto, podendo o afiliado começar a partir do zero sem precisar investir capital inicial dedicando somente o seu tempo, computador conectado à internet e visão de mercado online.
Existem diversas maneiras de se trabalhar e de desenvolver boas oportunidades podendo alavancar as vendas e gerar uma boa taxa de retorno de vendas tanto para o afiliado quanto para o produtor de produtos.
O que fazer para vender como afiliado?
Se você pretende fazer indicação de vendas de infoprodutos ou de produtos físicos sem precisar de ter estoque próprio ou de criar um produto digital, o melhor caminho é atuar como afiliado.
Inicialmente, o infoproduto ou produto digital se refere ao e-book, planilha, texto, áudio, vídeos avulsos, cursos online, webinários, mini e-books, arquivos digitais e entre outras possibilidades.
Quando falamos em produtos físicos, as possibilidades aumentam desde a venda de kit de agulhas de costura até automóveis.
A seguir, apresentamos dicas fundamentais de como saber fazer indicações de produtos de forma a gerar vendas diariamente:
1 – Criação de conteúdo
O primeiro passo é buscar criar conteúdos que possam gerar valor nos canais de comunicação do afiliado.
O primeiro passo é jamais forçar uma venda, ou seja evite empurrar vários produtos ao mesmo tempo para atingir a mesma audiência.
Criar conteúdo, por exemplo, é ter um blog que veicula informações sobre emagrecimento e, ao mesmo tempo, indica um link que oferece um ebook que ensina exercícios para emagrecer. O ponto principal é transformar o blog como ponto de referência para qualquer tipo de informação atrelada a um produto.
Por outro lado, precisa ser somente um blog? Além do blog é possível trabalhar através de um canal no YouTube, site, página com landing page, podcast e entre outros.
Dentre os principais objetivos temos a possibilidade de educar o público a conhecer determinado assunto ou produto através de vídeos ou artigos que ensinam o passo a passo.
Em alguns casos, o conteúdo deve ser profundo e de qualidade. Geralmente, para um blog o artigo deve ter de 1.000 a 2.000 palavras para ensinar com qualidade e quantidade para tirar todas as dúvidas.
Outro fator é publicar conteúdo com frequência, podendo ser diariamente, semanalmente ou quinzenalmente, manter o blog ou canal sempre atualizado.
Dessa forma, a frequência da publicação também dependerá do perfil do público que acesa determinada informação.
É indicado que o gestor de conteúdo e o afiliado façam testes durante um mês para publicar todos os dias ou dia não e dia sim para verificar o comportamento de cada audiência.
É fundamental utilizar a linguagem que seja coloquial e mais próxima do nível de entendimento do público. Dessa forma, devemos evitar o uso do português muito formal e evitar o uso excessivo de palavras difíceis.
Para adequar a linguagem, procure analisar os comentários dos clientes reais, além das questões apresentadas via e-mail.
2 – Use Técnicas de Copywriting
O empreendedor ainda pode aplicar o uso de técnicas de copy através da qual é possível produzir textos dedicados para a conversão de vendas de um determinado serviço ou produto.
Através dessa técnica o empreendedor pode redigir ou solicitar que outro profissional redija um texto envolvente para atrair o público e convencer o leitor a tomar determinada decisão para se interessar pelo conteúdo e pelo produto apresentado.
O texto no estilo copy se baseia em encontrar um problema que a marca ou o produto podem resolver, a venda se torna em um meio e não em uma finalidade, ou seja o empreendedor vende por que pretende resolver um problema latente.
O texto copy também procura despertar a emoção do leitor, podendo despertar emoções de alegria, temor, dúvida e entre outras para prender a atenção do leitor.
O uso de gatilhos mentais visam desencadear diversas emoções como reciprocidade, coerência, prova social, autoridade e noção de escassez.
A principal função do texto copywrite é utilizar a arte de identificar o momento certo de abordar sobre o produto. Se o texto apresenta a solução de um problema, o texto pode orientar sobre a solução.
No final do artigo o conteúdo pode incentivar o público a tomar a decisão, dizendo para onde o público deve ir e encontrar a solução, ou seja o produto.
O texto copy precisa ser objetivo, não pode ser chato e não deve utilizar palavras difíceis ou excesso de termos técnicos.
3 – Faça Uso de mídia paga
Mesmo investindo no tráfego orgânico que utiliza a geração de audiência gratuita através da visitação em blogs e canais do YouTube, pode ser oportuno o investimento na mídia paga para alavancar as vendas.
Para vender como afiliado, o empreendedor pode fazer anúncios no Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e entre outros.
Neste caso é importante começar investindo pouco para evitar desperdícios e verificando qual tipo de rede social é mais oportuna para veiculação de anúncios e distribuição de conteúdo pago.
Caso o afiliado se dedique profundamente nos anúncios para divulgar seus links de indicação de produtos, ele pode fazer a instalação de pixels do Facebook e Google, atrelando os dados do anúncio em relação ao site onde é feita a divulgação do produto ou cadastro dos clientes.
Outro fator importante é procurar separar as campanhas por objetivos que sejam claros, a campanha pode, por exemplo, gerar leads (público de interesse), gerar tráfego ou orientar o potencial cliente para uma página de decisão de compra.
Caso o afiliado já tenha um blog com alta audiência e bom tráfego orgânico, poderá aproveitar dessa popularidade para realizar campanhas e remarketing.
4 – Construa uma audiência
A construção da audiência nos canais de comunicação visa ter um bom relacionamento com o público-alvo e manter sempre a proximidade.
Dedicar-se para desenvolver uma audiência se refere ao esforço de captar a atenção e fidelizar o público que comprará os produtos físicos ou digitais oferecidos.
O primeiro passo é criar algo exclusivo para o público-alvo por meio de artigos ricos em informação, prêmios, bônus, templates grátis, série de vídeos e desconto especial. O afiliado também pode oferecer sessões de perguntas e respostas para gerar engajamento da audiência, poder solucionar as principais dúvidas e compreender as principais dores do seu público.
Outra boa dica é aproveitar as datas comemorativas a favor da indicação dos produtos, podendo aproveitar datas como aniversários de clientes ou de cidades, fases de feriados e festas de final de ano visando atrair o público para determinado conteúdo e mensagem.
5 – Distribuição de conteúdo
Ao desenvolver conteúdos para atrair audiência pense seriamente em distribuir os conteúdos em diferentes plataformas, se o conteúdo não for distribuído de forma correta será mais difícil atingir melhores resultados.
É importante compreender em quais canais o seu público está mais presente para acessar conteúdo. A distribuição de conteúdos pode ser realizada através de blog, e-mail marketing, rede social, e em mídias pagas.
Como aumentar as vendas e os lucros
É fundamental que ao buscar vender como afiliado, o empreendedor procure construir oportunidades para ganhar dinheiro através da internet, podendo movimentar o negócio online e pensar em identificar variedade de oportunidades que o mercado de afiliados sempre oferece.
Existem muitas plataformas que permitem o cadastro de afiliados para trabalhar com produtos físicos ou digitais, procurando também compreender o processo de vendas e utilizá-lo para gerar vendas todos os dias.
Além das dicas anteriores focadas no marketing de vendas, a seguir apresentamos mais dicas para orientar o empreendedor a se tornar um afiliado de alto nível.
O objetivo de todas as dicas deste artigo é o de ajudar o profissional a divulgar produtos da melhor forma possível, sempre considerando a importância de cada processo de venda, para isso:
1 – Defina uma meta
Onde o afiliado pretende chegar? Definir metas ajuda o profissional a estipular quais resultados ele quer alcançar podendo traçar estratégias e abordagens para atingir determinada margem de vendas e de resultados.
Estabelecendo uma meta, o afiliado se guiará melhor para desenvolver o seu negócio e poderá gerar melhores resultados no mercado digital como afiliado de um produto.
O mercado de afiliados é bastante amplo, apresenta muitas possibilidades de geração de vendas e de renda, sendo importante que o afiliado saiba de profissionalizar e dividir suas atividades em etapas. Mesmo com a possibilidade de vender produtos físicos, o segmento de produtos digitais ou infoprodutos tem sido o mais procurado por quem quer produzir algo e por quem quer comprar algo para resolver uma necessidade. É
importante que as metas sejam traçadas de forma a guiar o afiliado até o objetivo e o propósito que esteja alinhado ao que o produto oferece.
De todo modo, a meta precisa também ter objetivos e prazo definidos, verificando ser uma meta possível de ser atingida, considerando o tempo de dedicação, o capital envolvido e o prazo de execução do projeto.
2 – Escolha o produto certo
Ao planejar vender como afiliado, você precisa focar em escolher corretamente o produto, ou seja, priorizar produtos que tenham a ver com a sua rede de relacionamentos nas redes sociais e com a temática dos canais de comunicação como o nicho do seu blog ou seu canal do YouTube.
É importante não escolher os produtos de forma aleatória, mas analisando quais produtos têm potencial de vendas e atração para o público com o qual quer trabalhar.
Depois de determinar qual produto tem mais a ver com sua audiência, chegou a hora de atrair os compradores certos.
3 – Tráfego
Para conseguir vender como afiliado todos os dias é importante acertar na qualidade do tráfego, ter uma plataforma de divulgação e conteúdo que gera audiência ajuda a gerar vendas e mais aceitação.
Para atrair mais visitantes ao seu blog ou site, e consequentemente gerar mais vendas, você pode optar pelo tráfego pago e orgânico.
Em relação ao tráfego pago ele é aplicado para atrair mais usuários através de campanhas por meio de links patrocinados no Google Ads, Facebook Ads, Instagram e demais mídias.
O empreendedor também pode utilizar anúncios no YouTube, por exemplo, como forma de vender seus produtos diariamente como afiliado com a possibilidade de escalar suas vendas.
Na prática, o afiliado pode juntar os esforços pagos e orgânicos para gerar mais tráfego e atração de público para o produto que está sendo indicado, conciliando as duas formas é possível realizar vendas diariamente.
A importância do Facebook
Muitas pessoas estão afirmando que o Facebook como rede social está morrendo aos poucos com o crescimento de novas redes sociais como Tik Tok e Instagram, de fato novas redes sociais estão atraindo mais adeptos, mas não podemos nos desfazer do Facebook.
O Facebook é uma rede social que permite a veiculação de conteúdo orgânico através do compartilhamento de postagens em grupos e perfis, e do uso do Facebook Ads (plataforma de anúncios do Facebook) como forma de ampliar ainda mais a mensagem.
Ao optar pelo Facebook Ads o empreendedor estará optando pelo uso de estratégias e possibilidades para iniciar o tráfego pago de modo inteligente.
Será importante investir na produção e veiculação de anúncios verificando boa taxa de conversão, ou seja, convertendo boa parte da audiência em clientes.
É indicado usar o anúncio que está convertendo mais e direcioná-lo para outros públicos com a possibilidade de segmentar outros públicos de outras abrangências.
Neste caso, determinado tipo de anúncio poderá ser adaptado e redirecionado para atrair outros grupos de interesse.
É importante estudar a idade e outros dados do perfil do cliente que mais foram convertidos para afunilar o público e poder anunciar para outros grupos de potenciais clientes de modo mais acertado com o uso da linguagem e de imagens mais adequadas.
Dessa forma, é possível garantir mais vendas de modo recorrente todos os dias.
5 – Renove o conteúdo
Mesmo que o conteúdo esteja gerando audiência de modo orgânico, é importante de tempos em tempos renovar o conteúdo e manter o blog ou canal do YouTube sempre atualizado.
Além de renovar textos e artigos, poderá ser importante renovar vídeos, curtas, atualizar textos com novos dados, atualizar e-books e entre outros tipos de conteúdos usados como isca digital para indicar um produto.
É essencial que as plataformas de divulgação e de geração de audiência contenham conteúdos de excelência no quesito da qualidade visando criar interação com o público-alvo.
Nesse ponto estamos falando sobre a possibilidade de vender todos os dias de forma orgânica como afiliado, pois diferente do tráfego pago, usando conteúdo de excelência a plataforma de indicação e divulgação de produtos poderá elevar a qualidade e a entrega de valor para a audiência.
6 – Defina suas personas
É importante ler e estudar todas as dicas acima mencionadas, todas elas ajudarão a garantir um melhor resultado nas indicações de produtos e nos resultados de vendas.
Com o passar do tempo, todas as técnicas se tornam mais fáceis de serem aplicadas e otimizadas, porém é importantíssimo estudar o perfil do cliente potencial bem como suas necessidades e expectativas.
Inicialmente, o afiliado poderá desenvolver “personas” ou clientes idealizados que servirão para nortear os esforços de marketing e de vendas.
Conclusão
Neste artigo apresentamos dicas valiosas de como vender como afiliado e obter grande taxa de conversão e de retorno. Nos dias atuais, o mercado digital apresenta muitas oportunidades de distribuição de mensagens.
E essa distribuição pode ser realizada através de mídias digitais, e-mails, whatsapp, blogs , vídeos e entre outros.
O empreendedor poderá utilizar todas as plataformas de comunicação ou escolher a mídia que melhor atende o seu produto e gera mais contato com o seu cliente.
Em muitos casos poderá ser necessária a adaptação de conteúdo orgânico e de anúncios pagos para veiculação da oferta para o maior número de pessoas possíveis, visando conquistar o público de interesse.
É importante considerar a utilização de listas de telefone de contatos, lista de e-mails, criação de perfis oficiais nas redes sociais e entre outras iniciativas.
Existem afiliados que apenas ficam “panfletando” link de vendas nos grupos e perfis de redes sociais sem de fato criar um valor ou ponto de envolvimento com a audiência. Para vender diariamente é importante gerar conteúdo, valor e, se possível, investir em anúncios.
Seja para indicar produtos físicos ou infoprodutos é importante seguir as dicas deste artigo é realizar muitas pesquisas para adequar a mensagem e a indicação de forma direcionada para o público certo verificando sempre atender a uma necessidade do seu potencial cliente.
Garantir vendas todos os dias como afiliado pode ser um desafio, por isso, é importante sempre buscar novas técnicas e conhecer as melhores ferramentas para alavancar seu negócio.
Uma delas, e o treinamento Fórmula Negócio Online! Um curso profissional que vai lhe mostrar o passo a passo para montar, estruturar e manter seu negócio na internet funcionando, gerando vendas e uma renda positiva no final do mês.
Conheça agora o Fórmula Negócio Online e transforme seu site ou blog em uma verdadeira máquina de vendas!
Deixe um comentário